Roma Invest

Fundos de Investimento

O Que São?

Imagine um fundo de investimento como uma comunidade de investidores que se unem para realizar aplicações conjuntas, dividir custos e responsabilidades. Na prática, ao ingressar nesse fundo, o investidor obtém cotas e adere às normas estabelecidas através de um acordo. O gestor, por sua vez, utiliza os recursos investidos para operar no mercado financeiro, buscando alcançar rentabilidade de acordo com as regras definidas no momento da criação do fundo. Em troca do trabalho desempenhado pelo gestor e para cobrir as despesas operacionais, cada fundo estabelece uma taxa de administração, variável conforme a complexidade da estratégia de investimentos e as tarifas exigidas pelo criador do fundo.

Os fundos de operação mais simples, como os de renda fixa, geralmente apresentam taxas de administração abaixo de 1% ao ano, enquanto os mais complexos e ativamente geridos, como os multimercado e de ações, costumam ter taxas em torno de 2% ao ano. Essas categorias também podem aplicar uma taxa de desempenho, cobrada caso a rentabilidade exceda a meta pré-definida e aceita pelos investidores, estimulando a gestão a obter resultados superiores, porém, resultando em estratégias mais arriscadas. Além dos já mencionados fundos de renda fixa, multimercado e ações, existem ainda os fundos cambiais, que buscam valorização por meio da negociação de moedas estrangeiras.

Com certeza, você já ouviu falar de várias outras classificações, que servem para melhor caracterizar as estratégias de operação, como Macro, Long & Short, Hedge e Referenciado. O fundamental é compreender como o gestor do fundo escolhido busca rentabilidade, os custos envolvidos e, principalmente, como a estratégia de gestão se adequa ao seu perfil como investidor.

Leia Mais Sobre Fundos de Investimento

Guia completo sobre Fundos de Investimento: Entenda como aplicar e o que fazer
Top Fundos – Recomendações