Fundos Imobiliários
O Que São?
Os FIIs, conhecidos como Fundos de Investimento Imobiliário, têm como objetivo captar recursos de investidores e buscar rentabilidade no mercado imobiliário. Suas estratégias abrangem desde a incorporação de empreendimentos até a aquisição de lajes corporativas, residências e galpões logísticos para aluguel. Além disso, alguns FIIs também investem na compra e venda de direitos de crédito e dívidas do setor.
Em geral, considera-se que existem três principais tipos de FII: fundo de tijolo, fundo de aluguel e fundo de papéis. Os FIIs de tijolo buscam adquirir terrenos ou propriedades, realizam reformas ou construções e depois vendem os ativos para obter lucros. Já os FIIs de aluguel, embora também sejam considerados de tijolo por possuírem ativos físicos, buscam imóveis estrategicamente localizados, como lajes corporativas e galpões, com o objetivo de gerar receita por meio de aluguéis e repassar a maior parte dos rendimentos aos cotistas. Por sua vez, os FIIs de papel obtêm rentabilidade através da compra e venda de ativos do setor imobiliário, como certificados de recebíveis, letras de crédito e letras hipotecárias, além de cotas de outros fundos imobiliários.
Embora apresentem características similares, como maior previsibilidade nos FIIs de tijolo e aluguel, e maior volatilidade nos FIIs de papel, eles variam em suas estratégias. Por exemplo, os FIIs de tijolo podem adquirir terrenos para construção ou comprar imóveis desvalorizados em regiões com potencial de valorização, reformá-los e aguardar o momento mais oportuno para a venda.
Os FIIs são fundos fechados, o que significa que suas cotas só podem ser adquiridas durante sua criação ou no mercado secundário, ou seja, comprando de outros cotistas. Da mesma forma, para se desfazer dos investimentos, é necessário vender as cotas no mercado para outros investidores, semelhante à negociação de ações na bolsa de valores. Devido a essa característica, os FIIs podem apresentar maior volatilidade em comparação com os investimentos de renda fixa, mas tendem a ser menos voláteis que as ações. Uma vantagem importante dos FIIs é que eles são obrigados a distribuir aos cotistas pelo menos 95% dos rendimentos recebidos mensalmente, tornando-os uma excelente opção para geração de renda recorrente.