Renda Fixa
O Que São?
Os ativos de renda fixa possuem suas regras de rendimento definidas previamente à aquisição. Ao investir nessa modalidade, é possível saber antecipadamente o prazo e o critério de remuneração do ativo. A gama de opções em renda fixa é vasta, englobando títulos de empresas públicas e privadas, do governo, de bancos, cooperativas e securitizadoras. Embora a definição dessa classe de investimentos seja simples, as características variam consideravelmente entre os diversos ativos. Os principais investimentos dessa categoria incluem CDBs, CRAs, CRIs, LCAs, LCIs, debêntures e títulos do Tesouro Nacional.
Os CDBs (Certificados de Depósito Bancário), LCIs (Letras de Crédito Imobiliário) e LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio) operam como um tipo de “empréstimo” a uma instituição financeira, que, por sua vez, empresta os recursos captados dos investidores para tomadores e cobra juros nessa transação, remunerando o investidor. Nesses casos, o investidor está incentivando o banco a oferecer crédito para setores específicos (como crédito imobiliário para LCIs, crédito agrícola para LCAs e crédito ao consumidor para CDBs) em troca de juros. Por outro lado, os CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários) e CRAs (Certificados de Recebíveis do Agronegócio) consistem na compra antecipada de direitos de crédito de seus respectivos mercados. O investidor antecipa recursos a quem detém os recebíveis, e quando os devedores efetuam os pagamentos de suas obrigações, o investidor recebe o montante investido de volta, acrescido de juros.
É importante ressaltar que tanto LCIs e LCAs quanto CRIs e CRAs são isentos de imposto de renda para pessoa física, tornando-os ainda mais atraentes como investimentos. No caso das debêntures, o investidor empresta recursos para empresas de capital aberto (aquelas cujas ações podem ser livremente negociadas no mercado) a fim de financiar projetos de longo prazo, recebendo juros periódicos ou no vencimento do ativo. Dentre as variedades de debêntures, existem as chamadas incentivadas, que recebem o benefício da isenção de imposto de renda para pessoas físicas, uma vez que contribuem para o financiamento de grandes projetos de infraestrutura que beneficiam uma determinada região.